Revista Mecânica On Line: Associação defende direitos dos ciclomotores

Associação defende direitos dos ciclomotores
A entidade assiste aos usuários de ciclomotores de baixas cilindradas com capacitações de educação no trânsito

Com o intuito de reduzir o alto índice de acidentes no tráfego, o empresário do ramo de vendas de motos, Leomar Toscano, fundou a APUC – Associação Pernambucana dos Usuários de Ciclomotores, em janeiro deste ano.

Sem fins lucrativos, a organização não governamental tem como objetivo central conscientizar os usuários a respeitarem as leis de trânsito, fazer uso do capacete, além de defender os direitos e interesses daqueles que utilizam os ciclomotores (de até 50cc, as chamadas “cinquentinhas”), defendendo-os e prestando-lhes assistência jurídica, social, profissional, cultural, esportiva, cursos, seminários e campanhas de direitos humanos. “O nosso propósito é oferecer toda assistência aos nossos associados, com trabalhos de conscientização do bom uso dos ciclomotores nas ruas, com cursos de direção defensiva e campanhas de educação no trânsito”, ressalta Leomar Toscano.

Apesar do pouco tempo de funcionamento, a APUC já é registrada em importantes órgãos, como a Secretaria de Trânsito e Transporte do Jaboatão, Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Detran, Ministério Público de Pernambuco e o Contran e Denatran de Brasília, só para citar alguns. Além disso, a entidade já registra um potencial número de associados: 1.200. A expectativa é de fechar o ano com quatro mil sócios. “Nosso público-alvo são as pessoas de baixo poder aquisitivo, que, sobretudo, usam o ciclomotor para o trabalho”, completa Toscano.

Para se tornar sócio da APUC é preciso ser residente em algum munícipio de Pernambuco e ter mais de 18 anos. No ato do preenchimento da ficha de inscrição devem ser apresentados os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade e duas fotos 3×4. A taxa de inscrição será de R$20 e a mensalidade custará R$10. O sócio que estiver em dia com os pagamentos poderá contar com uma série de benefícios como descontos em peças, serviços e equipamentos em lojas parceiras de moto, além de consultas jurídicas, clínicas e odontológicas.

 

Fonte: Quinta-feira, 07 de julho de 2011
Revista Mecânica On Line – PE