A polêmica das “cinquentinhas”

Um dos ciclomotores mais vendidos no Brasil é, atualmente, alvo de discussão. Ágil, versátil e economica caíram rapidamente no gosto do povo e saiu dos condomínios e locais fechados para vias públicas, onde domina o cenário com vendas cada vez mais crescentes. Léo Toscano, 54, empresário e presidente da ANUC –Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores , defende em entrevista exclusiva a Motoboy Magazine e fala da qualidade de vida,geração de emprego e economica que ela proporciona.

1-leoMotoboy Magazine-Qual a melhoria na qualiade de vida que o ciclomotor proporciona aos seus usuários?

Léo Toscano-O ciclomotor representa a democra-tização do transporte. Graças a ele, o trabalhador teve, pela primeira vez, a oportunidade de possuir um veeículo próprio, que proporcionauma melhor qualidade em sua vida. Um dos fatores importantes foi a diminuição do tempo do trajeto da sua residência para o trabalho, o que implica em ganho de produção. O trabalhador, que gastava até três horas entre espera de ônibus e chegada a sua residência, hoje reduz esse tepo de transporte pela metade, podendo dedicar mais tempo à família e acompanhar de pertoos filhos. Esse ganho de tempo no deslocamento implica, sim, em melhor qualidade de vida. Além do mais, a grande maioria tem seu salário que é proporcionado pelo seu ciclomotor.

2-leoMM-Quais os beneficios econômicos que o ciclomotor oferece a seus usuários?

LT-Nas cidades, elas continuarão sendo uma alternativa barata em relação ao transporte público, e servem como poderosa ferramenta para profissionais liberais. Eonomicamente é mais viável comprar um ciclomotor do que pagar passagem de ônibus todos os dias. Como esse custo de passagem é elevado, muitos compram um ciclomotor e conseguem reduzir seus gastos com passagem. Os que já fizeram a troca de transporte público para um ciclomotor dizem que o investimento se paga no período abaixo de dois anos. Sem contar o tempo que ele vai ganhar em sua locomoção, e isso pode ser traduzido como uma melhor qualidade de vida, pois terá mais tempo livre para produzir e ficar com a família (coisa que poucos pais têm tempo de fazer nos dias atuais).Outro ponto super importante  e relação aos benefícios econômicos é um baixo custo de manutenção que o usuário tem com esse veículo.

MM-Qual o perfil dos usuários de ciclomotores?

LT-Um pouco da classe C e a grande aioria das classes D e E, devido ao fato do uso desse meio de transporte ser feito por trabalhadores de baixa renda, tais como trabalhadores da construção civil, vigias, porteiros, caseiros, pequenos agricultores, estudantes, comerciáris e etc. Também podemos constatar que houve uma grande migração na aquisição de 50cc por parte de pessoas que antes eram usuários de motocicletas, bicicletas e na zona rural usavam o jumento e precisavamde um transporte econômico, versátile com baixo custo de manutenção.

MM-Pode-se dizer que o ciclomotoré uma fonte geradora de emprego?

LT-Com certeza. É o transporte do pobre trabalhador que ainda ousa trabalhar e evar para casa o pão de cada dia. Profissionais liberais como encanadores, pintores, eletricistas, serviços de entrega. São esses profissionais que também contribuem muito com o uso de ciclomotor para desafogar o trânsito.

MM-O ciclomotor preencheu uma lacuna que existia em relação à deficiência de um transporte para locomoção?

LT-Às vezes, o trabalhador precisa se deslocar por um ou dois quilômetros até um ponto de ônibus e esperar horas pelo coletivo. Sem falar que a maioria viaja em pé, em ônibus lotadoe muitas vezes precisa pegar um segundo para, que possa chegar ao trabalho. Levando-se em consideração a péssima estrutura e qualidade do transporte urbano nas grandes e médias cidades, a mobilidade urbana é um grande fator para que as pessoas adquiram um ciclomotor como solução para o trânsito caótico que presenciamos nas grandes cidades. É importante levarmos também e consideração o bem estar dos usuários, pois livraram-se dos preços exagerados das passagens de ônibus , do péssimo atendimento e a da imensa perda de tempo na espera.

3-leoMM-Os valores dos veículos ainda são muito altos no Brasil se compararmos com os preços dos países da Europa ou Estados Unidos. Como o senhor vê isso?

LT-No Brasil, vimos um fenômeno, o qual se desenvolveu super-rápido, ou seja; uso dos ciclomotores como uma solução de ótima mobilidade, prática e com baixo custo em consumo. Como o ciclomotor é um veículo com um baixo valor para aquisição, permitiu-se que muita gente tivesse acesso ao seuprimeiro veículo motorizado. Um aprestação custa menos do que os gastos com passagem de ônibus. Sem contar que o veículo próprio representa liberdade para sair e chegar, sem ficar à mercê do serviço de transporte público, que sabemos é caótico em boa parte do País.

MM-Esse meio de transporte proporcionou uma dignidade aos trabalhadores?

LT-A dignidade da pessoa humana é um princípio universal, do qual derivam os direitos humanos e os valores democráticosos quais são fundamentais para um convívio social. É a realização do sonho de consumo de transporte para uma classe que tem um baixo poder aquisitivo.

MM-Qual a alternativa que o mercado oferecia para que o trabalhador adquirisse o seu transporte próprio?

LT-Nenhuma. O primeiro deles era a vontade das pessoas de não pagar IPVA e licenciamento. Aliado a isso, um produto que gastasse pouco combustível e que fosse barato. O mercado queria algo assim, principalmente os que pertencem às classes C, D e E.

MM-O ciclomotor também é usado para o lazer?

LT-O ciclomotor se tornou a única forma de condução e lazer nos finais de semana para muitas famílias.

MM-Qual a média de consumo de combustível feito por um ciclomotor?

LT-O ciclomotor chega a fazer 60 km com um litro de gasolina. Em sua, tiveram uma melhoria na qualidade de vida e uma economia nos seus gastos com transporte.

MM-É verdade que nna área rural estão trocando o jumento pelo ciclomotor?

LT- Sim, pois é um transporte versátil e econômico. Eles alegam que o Jumento todos os dias tem que ser alimentado mesmo sem usá-lo, é muito lento, adoece, só transporta uma pessoa e perde o seu meio de transporte quando ele morre. Trabalhadores da zona rural também estão usando o ciclomotor.

MM-Outros países fora o Brasil, o uso do ciclomotor é feito e larga escala?

LT-Sim, Tailândia, China, Vietnã, por exemplo. Pode-se dizer que todos os países da Ásia fazem um uso em larga escala. Vários desses países têm uma frota de ciclomotores maior que de automóveis.

Matéria: Motoboy Magazine