Cinquentinhas: ACC liberada para 1ª turma

20160302191642363245eDetran-PE entrega hoje 30 licenças aos condutores que passaram por aulas teóricas e práticas em autoescola.

Serão entregues hoje as Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) para a primeira turma formada por autoescola. Os 30 condutores passaram por 20 horas de aulas teóricas e outras dez práticas na primeira turma para a classificação da carteira. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a concessão da autorização se dá após várias discussões sobre a regulação do uso das motos cinquentinhas e, para obter a licença, o requerente precisa acertar 11 das 15 questões da prova teórica, que é menor que nas demais categorias, as quais têm 30, com a exigência de ao menos 21 assertivas.

Mesmo tendo um caminho mais curto, a habilitação para conduzir os ciclomotores não tem sido muito procurada. De acordo com o presidente Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Pernambuco (Sindcfc-PE), Ygor Valença, foram formados consórcios de autoescolas em várias regiões do Estado, mas apenas no Recife é que foram formadas turmas. “Isso foi uma parceria que o sindicato fez com o Detran para viabilizar para que os condutores de ciclomotor fossem habilitados na categoria que eles queriam. Porém, desde que fizemos isso, apenas a CFC Maurício de Nassau conseguiu formar duas turmas. A procura continua fraca”, contou.

No Recife, o consórcio liderado pelo CFC Maurício de Nassau é o formador da turma que recebe hoje a ACC. O curso tem o valor de R$ 400 e pode ser pago à vista ou parcelado no cartão. Para obter a ACC, o condutor precisa fazer um agendamento no site do Detran-PE, imprimir o comprovante e se dirigir ao local escolhido para a abertura do serviço, de onde será encaminhado para exames médico e psicológico. A soma das taxas cobradas pelo órgão estadual resulta em R$ 243,18.

Cadastro

Algumas motos de 50 cilindradas fabricadas antes de 31 de julho de 2015 não possuem cadastro na Base de Índice Nacional (BIN). Os proprietários têm até o dia 2 de novembro para obter o registro, cujo processo se inicia com um agendamento da vistoria eletrônica feito no site www.detran.pe.gov.br.