Respeito aos pedestres

 gentileza-transitoUm levantamento da ONU aponta que 270 mil pedestres morrem por ano em todo mundo. De acordo com o Ministério das Cidades, as principais vítimas por atropelamento em faixa de pedestre no nosso país são crianças de 7 a 14 anos e pessoas com mais de 65 anos.

                O Brasil é signatário da Década de Ação pela segurança no trânsito (2011-2020) e quer reduzir acidentes e mortes em até 50% ao final desta década, com o programa Pacto Nacional pela Redução de Acidentes de Trânsito (Parada).

                Portanto, não importa se andarmos de carro, motocicleta, bicicleta, ou transporte coletivo: Todos nós somos também pedestres em alguns momentos do dia, certo? Por essa razão, nós da Motoboy Magazine esperamos que você, motociclista e motoprofissional também faça sua parte. Quando estiver atrás do guidão, respeite o pedestre. E, quando estiver a pé respeite o local indicado parar a travessia e a sinalização de trânsito. Esse é o seu jeito de contribuir para um trânsito melhor.

Dicas para ajudar e evitar acidentes com pedestres:

Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano. Seja cordial e fique alerta para aqueles pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos; ao pilotar à noite use roupas claras e com materiais refletivos para que motoristas e também pedestres consigam visualizar você.

Respeite os limites de velocidade. Caso você esteja pilotando em alta velocidade fica mais difícil parar e evitar um atropelamento.

Quando o trânsito estiver parado, tenha cuidado com os pedestres que atravessam fora da faixa.