Somente crianças a partir de 7 anos de idade podem ser transportadas em motos.

As lombadas foram construídas para reduzir velocidades, salvando a vida de motorista e pedestres. Ao se aproximar de uma, diminua a velocidade e retome a aceleração após a passagem. Jamais tente dar um salto com a moto por cima da lombada!

A chuva dificulta a visibilidade e deixa a pista escorregadia, facilitando os tombos. Por isso, cuidado redobrado: Não freie bruscamente; mantenha uma distância mínima de 2,5 metros para o veículo à sua frente (7,5 metros se estiver na estrada); evite passar em poças d’água, pois pode esconder buracos. A prudência é sua maior aliada.crianca em moto

Fique sabendo:

Os acidentes de moto são considerados, hoje, uma epidemia e tem tirado a vida de mais de 600 Pernambucanos a cada ano, a maioria jovens e pais de família em plena capacidade produtiva. Entre Maio de 2010e Agosto de 2011, HOUVE 18.931 acidentes de trânsito no estado, sendo 70,4% envolvendo motocicletas. Quando não matam, essas colisões causam longas internações hospitalares, mutilações de membros, deformidades e até a perda da capacidade de andar.

Você pode curtir sua moto, desde que respeitando as leis de trânsito, tendo prudência e responsabilidade. Assim, você preserva sua vida e também a dos outros.

Veja a diferença entre motociclista e motoqueiro:

Motociclista: O motociclista utiliza a moto como meio de locomoção, lazer ou hobby.

Motoqueiro: Já o motoqueiro geralmente, tem a moto como instrumento de trabalho.

Dicas:

É fundamental usar os equipamentos de proteção individual sempre que for sair com a moto. Capacete, botas, jaquetas e calças, luvas, meias, cinto abdominal, protetor de coluna, caneleiras, joelheiras e cotoveleiras são itens importantes para a segurança tanto do condutor como do passageiro.

Como em qualquer meio de transporte, o condutor precisa estar atento e concentrado ao que está fazendo, para dar os comandos corretos e evitar acidentes. A concentração também ajuda a tomar decisões rápidas nos momentos de perigo.

O farol da motocicleta deve estar acesso em todo momento, seja dia ou noite. Usar roupas e equipamentos com cores claras, e com faixa luminosas, ajuda a manter o condutor visível.

Não consumir bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de entorpecentes é essencial para evitar acidentes, mutilações e mortalidade no trânsito.

Atenção redobrada com os pedestres, principalmente os desatentos, idosos e crianças. Eles sempre têm preferência.

As revisões mecânicas no veículo precisam ser feitas periodicamente.

A sinalização de trânsito tem que ser cumprida.